MENSAGEM

"Eu não recearia muito as más leis se elas fossem aplicadas por bons juízes. Não há texto de lei que não deixe campo à interpretação. A lei é morta. O magistrado vivo. É uma grande vantagem que ele tem sobre ela" - Anatole France

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Em 15 anos, 130 mil homicídios deixaram de ser contabilizados no Brasil, diz levantamento


Em 15 anos, 130 mil homicídios deixaram de ser contabilizados no Brasil, diz levantamento.

Do UOL, em São Paulo
Um levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que mais de 100 mil homicídios deixaram de ser contabilizados nos últimos 15 anos no Brasil.
De 1996 a 2010, cerca de 130 mil homicídios não entraram nas estatísticas de mortes violentas do Brasil, o que representa 8,6 mil homicídios não registrados por ano.
A descoberta foi feita pelo pesquisador do instituto Daniel Cerqueira que analisou os dados de mortes por causas indeterminadas do Datasus, Banco de dados do Sistema Único de Saúde, criado pelo Ministério da Saúde. A pesquisa foi divulgada no programa "Fantástico" (Rede Globo) na noite deste domingo (4).
Segundo Cerqueira, nos últimos 15 anos, 175 mil pessoas foram mortas de forma violenta por causas indeterminadas no Brasil, entre as quais o Estado não sabe explicar a causa da morte.
Após a pesquisa, descobriu-se que 74% das mortes indeterminadas se tratavam de homicídios. Desta forma, concluiu-se que a taxa de homicídios no Brasil é 18,65% maior do que se diz hoje.
Ampliar

Relembre crimes e julgamentos brasileiros famosos51 fotos

49 / 51
4.abr.2013 - José Rodrigues Moreira (primeiro à esquerda), acusado de ser o mandante do assassinato do casal de extrativistas José Claudio e Maria do Espírito Santo, em 2011, foi absolvido pelo júri no Fórum de Marabá (PA), em 4 de abril de 2013. Lindonjonson Silva Rocha (centro) foi condenado a 42 anos e oitos meses e Alberto Lopes do Nascimento a 45 anos de prisão. Eles foram apontados como autores materiais do crime. Antes de serem assassinados, Claudio e Maria estavam sendo ameaçados de morte por denunciarem as atividades de madeireiras na região Leia maisTarso Sarraf/ Estadão Conteúdo
Para o pesquisador, a falta de comunicação entra a polícia e as secretarias municipais de saúde que notificam os casos de morte é uma das causas que levam ao deficit estatístico.
A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, afirmou ao programa que os dados do Ministério da Saúde são "excelentes para desenvolver política para a saúde", mas "tardios e às vezes equivocados" para a segurança pública. Ela também diz que o governo federal planeja implantar um sistema de informação mais confiável.
Em nota ao "Fantástico", o Ministério da Saúde disse que está melhorando o sistema de coleta e análise destes dados e informou que o número de mortes sem causa determinada caiu de 10 a 7% entre 2011 e 2012.

Violência no Rio de Janeiro80 fotos

73 / 80
2.ago.2013 - Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) realizam megaoperação contra o tráfico de drogas no Complexo do Lins, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (2). Um dos objetivos da operação é a prisão de Luís Cláudio Machado conhecido, como Marreta, chefe do tráfico na região Leia mais Gustavo Oliveira/Futura Press

Rio lidera ranking de assassinatos não contabilizados

Sete Estados lideram o ranking de homicídios não contabilizados, segundo o levantamento, que calculou a média de assassinatos entre 2007 e 2010 para cada 100 mil habitantes.
Os Estados são, na ordem: Rio de Janeiro, com taxa de 16,2, Bahia (10,9), Rio Grande do Norte (7,7), Pernambuco (5), Roraima (4,2), Minas Gerais e São Paulo (ambos com 4,1), ainda conforme a pesquisa.

Veja casos recentes de violência no Rio de Janeiro - 19 vídeos

Acessado e disponível na Internet em 07/08/2013 no endereço - 
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/08/05/em-15-anos-130-mil-homicidios-deixaram-de-ser-contabilizados-no-brasil-diz-levantamento.htm